sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Segurança para nossas crianças


O que você entende por segurança? Ou melhor segurança social o que você entende? Diz no dicionário Priberam ( http://www.priberam.pt/ ): segurança social: sistema público de protecção! dos cidadãos, segundo a legislação produzidas, os direitos, os deveres e as contribuições efectuadas!, nomeadamente em caso de doença, desemprego, reforma, etc.

Agora o que você como cidadão faz quando essa "segurança social" não vem sido seguida da forma correta, se revolta? Briga? Xingar? Faz justiça com as próprias mãos? Ou procura seus direitos? Bem eu e mais 30 pais do Cmei Pimpão resolvemos procurar nossos direitos, esse Cmei que sito, é o local onde dois dos meus 5 filhos freqüentam e ele vem sendo assaltado diversas vezes, chegando agora a um ponto extremo de negligencia da segurança publica da qual temos direito.

Ápos sofrer 09, isso mesmo digo NOVE assaltos, e todos devidamente registrados na delegacia, a diretora resolveu pedir ajuda aos pais, já que diante da Prefeitura não tem tido resultado esperado, por falta de efetivo, para disponibilizar guarda-municipal, afim de fazer a segurança social, eles fazem sim, a reposição de bens matérias do local, agora me diz e o bem psicológico dos funcionários que ali trabalham? Quem irá fazer essa "reposição"? A liberdade das 180 crianças que ali freqüentam, que esperam ali estarem seguras para serem crianças e brincarem? Para viverem uma infância diferente da encontrada em alguns dos seus lares. A tranqüilidade de cada pai, que ali deixa seu filho, para voltar ao final do dia e encontra-lo sã e a salvo de qualquer brutalidade oferecida nas ruas?

Pois com o caos em que todos, digo TODOS estão vivenciando nesse Cmei, nem funcionários, nem crianças, nem pais ficam em paz, pois diante dos fatos ocorridos, da brutalidade usada para invadir um espaço que é da própria comunidade, com a "liberdade", sim liberdade, pois foi isso que esses delinqüentes conseguiram diante da impunidade da nossa SEGURANÇA SOCIAL, liberdade para entrar nesse ambiente escolar a hora que bem quiserem, pois não estão sofrendo nenhum tipo de punição, nenhum tipo de repreenda sobre seus atos, nenhuma conseqüência diante da atrocidade que estão fazendo com aquelas vidas que estão dentro desse local.

As crianças saem para brincar num espaço lindo que tem e o que encontram? Seu parquinho foi roubado, levaram as cordas das balanças, levaram os pneus que usavam como balanço na árvore, querem assistir um filme que é do dia do cinema, não tem aparelho de dvd, não tem televisão, querem conhecer esse mundo fascinante que é a internet e não podem pois levaram seus computadores, querem comer algo diferente, não podem pois levaram a comida que essas crianças iriam consumir, levaram os eletrodomésticos, levaram a paz e a liberdade de cada um que convive nesse Cmei.

E diante disso nos os pais estamos, dentro de nossas possibilidades, procurando a maneira mais correta e civilizada de proteger essas vidas, proteger nossa paz, nossas crianças, estamos juntos procurando o que nossa policia não dá, nossa prefeitura não atende, estamos nos manifestando de todas as formas possíveis para reaver a LIBERDADE de cada criança, cada pai, mãe e cada funcionário deste Cmei, e juntos iremos vencer!

Se você quiser nos ajudar procure o Cmei Pimpão e assine nosso abaixo assinado em pedido de segurança para nossas crianças!

Centro Municipal de Educação Infantil

 Pimpão


Rua Jose Joaquim Teixeira, 197 - Portão
Curitiba - Paraná, 81070-270

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vida cronometrada

Você já tentou imaginar como é a vida com 5 crianças?Imagino que a curiosidade paire pelo ar, muitos me perguntam como faço, como é?Não é tão difícil assim, claro que tem que ter esquema com horários e outras coisas mais, disciplina, e pulso firme sempre.
Meus dias de semana seguem assim, pela manhã bem cedo (06:00 hrs), levantamos eu, Kethy e Dannynho, para  tomarem café, e se prepararem a ir para a escola, ali já arrumamos as mamadeiras dos pequenos Ramon e Marthus, que logo serão levados para o Cmei, onde ficam em tempo integral (07:00 - 16:30 hrs), os outros dois saem de casa às 07:10 hrs e retornam na hora do almoço 12:15 hrs, já o Zen passa a manhã comigo, sendo que nas terça e quintas tem reforço, são os únicos dias que fico sozinha pela manhã, a tarde ele vai para a aula normalmente.
Durante a tarde os mais velhos ficam comigo, fazendo suas tarefas domésticas (arrumar quarto, lavar louça, tirar o lixo) e seus deveres escolares (trabalhos, lições e estudo para semana de provas).
No fim do dia sim estão todos novamente em casa, então o horário tem que ser mais rígido, café, banho, janta e cama às 20:30 hrs, não podendo passar disso, pois se não no dia seguinte tira-los da cama será uma maratona.
Nas férias seus horários para dormir já ficam livres, pois podem acordar mais tarde, apesar de com a rotina, os bebês principalmente levantam cedo da mesma forma.
Não é difícil levar a educação e ritmo com 5 filhos, claro que muita gente me considera um sargento rigoroso e de muitas cobranças, mas agora diga com 5 crianças, casa, marido e vida própria quem não seria?

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Como é ter 5 filhos?Pergunta que ouço freqüentemente.

   Ontem ao ir ao Cmei dos meus filhos pequenos um de 3 anos e outro de 1 ano e 8 meses, fui questionada pelo fato de ter 5 filhos, claro que isso não é normal nos tempos de hoje, as pessoas tem no máximo 2 filhos e quando se deparam comigo que tenho 5 ficam em estado de choque, algumas expressão seu espanto, outras preferem guardar para si, mas deixam transparecer nos olhos o que gostariam mesmo de dizer.
    Afinal como é ter 5 filhos?Não tenho uma resposta pronta, quando é feita uma pergunta como essa, você não sabe o que realmente a pessoa está interessada em saber, você não sabe qual foi a intenção dessa pergunta, você não sabe qual é o sentido dessa pergunta, como poderia dar uma resposta satisfatória?
   Não tenho como fazer, ter 5 filhos e ter muito trabalho para educar, cuidar, amar, e ter muita alegria, satisfação, e ter decepções com atitudes que você as vezes não reconhece no seu filho, e ter angustias se a educação está sendo correta e acertada, e ter um turbilhão de emoções e sentimentos multiplicados por 5, pois acredito que não seja diferente dos sentimentos de qualquer mãe que tenha apenas 1 filho.
    Ter 5 filhos e amar com intensidade cada momento compartilhando, cada emoção vivida, cada lágrima, cada sonho, cada momento único deles, ter 5 filhos e viver 24 horas em constante conflito com o coração, pois 5 filhos, 5 personalidades, 5 modos diferentes de enxergar os problemas da vida, 5 maneiras de pensar, 5 maneiras de agir, 5 corações batendo num só ritmo, 5 momentos diferentes do dia, 5 vidas, 5 sentidos para amar a vida de cada forma diferente a qual ela se apresenta.
     Não tenho palavras para explicar como é ter 5 filhos, mas tenho certeza de que ter 5 filhos e o sentimento mais puro e verdadeiro que alguém pode ter em sua vida e isso para mim é maravilhoso!


sábado, 23 de outubro de 2010

Levando a filha ao futsal!

 Hoje levei minha filha de 13 anos ao futsal, podemos dizer que não é algo comum, mas nos dias de hoje tem se tornado mais forte e evidente ver mulheres nos campos de futebol.
 E aqui não tem sido diferente, minha filha tem a muito tempo se interessado pelo futsal, chegou até a participar de um time na escola, mas por motivos os quais desconheço esse time parou de existir.
 Mas dentro dela ficou a paixão, e eis que hoje eu a levei para assistir o jogo do Paraná Clube contra o Guarapuava, e para a alegria dela o Paraná ganhou de 5x2, então porque do post?
 Para dizer que não importa o time de escolha do pai, da avó e de quem venha a ser, quando a paixão por algo acontece é mais forte do que nos mesmos, ela não é chegada ao futebol tradicional, mas seu pequeno coração se apaixonou pelo futsal, e hoje ao estarmos na quadra vimos muito mais do que homens torcendo, vimos mulheres, e muitas delas, xingando, vibrando, sofrendo com cada movimento do jogo.
  Para mim foi uma nova experiência pois nunca havia indo ao um jogo de futsal, e ver em seus olhos o brilho e a alegria por estar lá valeu muito a pena.