quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estudar vale a pena

Quando era pequena e via meus irmãos indo para a escola, pedia muito para ir junto, meu pai pacientemente me explicava que eu era pequenina demais, mas eu chorava e pedia muito, então ele muito atencioso e feliz pelo meu interesse me comprou cadernos, lápis, borracha e eu lembro nitidamente uma mochila marrom com fecho prata, e esse mochila me acompanhou nos primeiros anos escolares, não ia para a escola como meus irmãos, mas meu pai me ensinou a ler e a escrever, aprendi minhas primeiras palavras e contas com ele, e jamais esquecerei disso, logo depois meu pai voltou a trabalhar e eu acabei indo para um colégio de freiras, e meu pai ainda persistiu para que minha mãe fizesse faculdade, ele por sua vez não teve oportunidade de estudar, teve que trabalhar desde cedo e acabou por abandonar os estudos na 4º serie do ensino primário.
Então ele investiu nos estudos da minha mãe e nossos, ele sabia o básico que era ler e escrever, mas com grandes dificuldades, não tinha vergonha disso, mas não queria jamais que abandonássemos a escola, eu sempre fui muito peralta, aprontava muito na escola, apanhava ficava de castigo, mas hoje agradeço muito ao meu pai, por todo o esforço que ele teve em me dar essa oportunidade de estudar.
E acredito que por isso ele insistia muito para que todos nos estudássemos e dessemos valor a isso, infelizmente meus irmãos pararam de estudar um na 5º serie do fundamental e o outro na 8º serie, lembro até hoje meu pai muito bravo com eles por isso, eu estudei até o 1º ano do segundo grau, e então fiquei grávida da minha filha, voltando para a escola dois anos depois, concluindo meu segundo grau e depois fazendo curso técnico de administração.
E com esse curso hoje administro minha empresa de informática, junto com meu marido, incentivo muito meus filhos e filhos de amigos nossos a estudar, vejo as vezes alguns amigos de época, alguns formados e trabalhando nas suas áreas escolhidas, mas infelizmente vejo também amigos da minha filha que largaram de estudar para ajudar no sustento da família, o que eu lamento muito, até ontem um deles passou aqui e eu lhe questionei sobre o estudo, e ele me relatou que voltou a estudar, claro que a noite por vergonha dos amigos.
Pode muitas vezes ser chato ir para a escola em alguns momentos, frio, chuva, ou quando se não é o popular, o mais requisitado, mas esse valor do estudo e conhecimento que adquirimos nessa época é único e nosso, as lembranças mas tardias serão doces.


Então posso dizer a todos os alunos e crianças que ESTUDAR VALE A PENA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário