terça-feira, 27 de outubro de 2009

Inclusão Digital


No Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil)
Pimpão as crianças de 04 a 05 anos entram em contato com o computador atravez de uma doação feita pela IBM, levando o nome de Projeto KidsMart, eles enviaram junto um cd de jogos educativos que as crianças aprendem noções de cores, formas geométricas, seqüencia de fatos, montam historias feitas por eles mesmos, numeração, coordenação motora e inicio de alfabetização.
E junto com esse projeto a IBM deu um curso para os professores, onde eles tiveram todo um planejamento a seguir, e ao final de cada etapa eles fazem a demonstração de como está indo cada criança, todas elas estão tendo contato pela primeira vez com um computador e seu uso, agora eles ganharam a impressora, onde já fazem a chamada, imprimem trabalhos feitos na sala de aula, sempre com a supervisão dos professores Chris, Cassio e Regina.
Além do uso para os trabalhos e o projeto de inclusão digital eles também fazem uso do computador para escutar música, assistir aos filmes que eles mesmos levam.
Primeiramente a IBM doou esses computadores para 6 instituições de ensino (Cmei), agora estas doações já estão em maior número, mas todo o Cmei que recebe o equipamento tem também um projeto a ser executado para as crianças.
Estive conversando com os pequenos e muitos deles já contam como é a utilização do computador em sala, e como fazem a divisão de tempo, a turma é de 38 alunos, e eles sentam de 2 em 2 para fazerem seus trabalhos, enquanto os outros participam dos chamados cantos, onde se posicionam em grupo fazendo outras atividades enquanto aguardam a sua vez para o uso.
Pude ver o brilho nos olhos de cada criança quando elas mesmas mencionavam a utilização do computador e como se sentem parte do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário